Quantcast
Channel: Notícias ESTeSL
Viewing all 1085 articles
Browse latest View live

Ação de Informação e Sensibilização sobre “Os Fatores de Risco na mobilidade e sua prevenção”

$
0
0
Ação de Informação e Sensibilização sobre “Os Fatores de Risco na mobilidade e sua prevenção”

No âmbito do Projeto "Saber Envelhecer", promovido pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), teve lugar no dia 30 janeiro de 2014, na Biblioteca Municipal José Saramago em Loures, uma Ação de Informação e Sensibilização sobre “Os Fatores de Risco na mobilidade e sua prevenção”, dirigida à população sénior do concelho de Loures.

 Promovida pelos estudantes da licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL esta ação teve como objetivo social sensibilizar a comunidade mais idosa do município de Loures para os fatores de risco domiciliários e na via pública, referentes à mobilidade, numa perspetiva de melhoria e manutenção da Qualidade de Vida, diminuindo o risco de exposição a patologias secundárias agindo como elemento de prevenção primária.

 Estiveram presentes nesta iniciativa a Dra. Maria Eugénia Coelho, Vereadora do Departamento de Coesão Social e Habitação; a Dra. Conceição Antunes, da Divisão de Inovação Social e Promoção da Saúde; o Prof. José Pedro Matos, Diretor do curso de licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL; e ainda os cuidadores formais e informais, ajudantes de centros de dia, lares e instituições de idosos.

 Para a Dra. Maria Eugénia Coelho, vereadora responsável pela área de idosos, a parceria existente entre a Escola e a Autarquia “ tem permitido a abordagem de um conjunto de temas importantes para a população sénior, sendo a envolvência dos mais jovens nestas temáticas e o convívio entre diferentes gerações bastante benéfico, como um fator de motivação para, no futuro, estes enveredarem por esta via profissional”.


Lista Provisória de Admissão a Unidades Curriculares Isoladas 2º Semestre 2013/14

Resultados da 2ª fase de candidatura à Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Resultados da 3ª fase de candidatura à Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Abertura de Candidaturas ao Programa LLP – ERASMUS 2013/2014

$
0
0
Abertura de Candidaturas ao Programa LLP – ERASMUS 2013/2014

No âmbito das actividades de mobilidade do Programa LLP ERASMUS 2013/2014, informa-se a comunidade académica que se encontram abertas, até dia 14 de fevereiro de 2014, as candidaturas on-line para a mobilidade de Docentes e para a mobilidade de Pessoal Não Docente.

Para um melhor esclarecimento e informação recomendamos a consulta do Regulamento ao Programa LLP – ERASMUS 2013/2014

As Instituições parceiras disponíveis para candidatura 2013/2014 encontram-se disponíveis


As candidaturas devem ser realizadas, através do preenchimento on-line do Formulário de Candidatura:


Para qualquer esclarecimento, por favor contactar o Gabinete de Programas e Relações Internacionais 

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Listas de colocação em Unidades Curriculares Opcionais 2º Semestre 2013/14

Acetaminophen-induced Mitochondrial Oxidative Stress in Murine J774.2 Monocyte Macrophages

$
0
0
Acetaminophen-induced Mitochondrial Oxidative Stress in Murine J774.2 Monocyte Macrophages

Alerta das Ciências Naturais e Exatas nº24/2013 - 17 de fevereiro de 2014

 






Autores
Thekra al-Belooshi, Annie John, Amna Al-Otaiba and Haider Raza*

State-of-the-art
A overdose de um dos mais frequentemente utilizados analgésicos e antipiréticos, o paracetamol (APAP) é uma das principais causas de toxicidade hepática levando ao transplante de fígado ou à morte. O APAP é primariamente ativado no fígado, no sistema do citocromo P450, sendo convertido no metabolito N-acetil-p-benzoquinona-imina (NAPQI) que, por sua vez, é destoxificado por conjugação com glutationo (GSH).

Todavia, esta conjugação, em altas concentrações de APAP, leva à diminuição severa do pool de GSH, essencial para a manutenção do metabolismo redox, causando stress oxidativo agudo e, consequentemente, toxicidade celular. Os mecanismos de ativação metabólica, toxicidade e destoxificação do APAP no fígado, rins e outros tecidos têm sido alvo de estudo. Stress mitocondrial, produção de formas ativas de oxigénio (ROS) e de azoto (RNS) estão aparentemente relacionados com a toxicidade induzida por APAP.

Recentemente foi demonstrado que a lesão hepática espoleta a ativação de células associadas à resposta imunitária inata, concretamente macrófagos hepáticos e circulantes. Estas células contribuem para a patofisiologia da lesão tecidular. A acumulação localizada de macrófagos de forma modulada contraria a toxicidade aguda causada por APAP. O papel destes macrófagos na patogénese e na proteção contra a toxicidade causada por APAP remanesce controversa, devido a existência de estudos referindo tanto citoproteção como citotoxicidade.

Foi sugerido que a inativação de macrófagos diminui a toxicidade causada pelo APAP presumivelmente por inibição da produção de RON e de RNS. A suplementação com o antioxidante GSH (conjugação do APAP) ou com um dos precursores da síntese de GSH, N-acetilcisteína (restaura o GSH intracelular), impede a morte celular em células de mamíferos. O mecanismo de ativação, toxicidade e destoxificação do APAP em células não hepáticas, concretamente nos macrófagos, não está esclarecido. Dado que o tratamento com N-acetilcisteína não é tão eficaz após algum tempo (1-2 h) de hepatotoxicidade instalada, presume-se que a restauração dos níveis de GSH pode não ser o único mecanismo envolvido na prevenção da toxicidade induzida por APAP.

Neste contexto, os autores foram investigar os efeitos do APAP no metabolismo redox celular e stress oxidativo utilizando uma linha celular de macrófagos monócitos, J774.2 em cultura. Estas células exibem uma resposta única ao APAP, associada à inibição do enzima COX-2. Foi selecionada uma concentração sul-tóxica de APAP (1 μmol/ml) e uma dose experimental superior (10 μmol/ml) de APAP para elucidar o mecanismo pelo qual o APAP modula a citotoxicidade e a função redox mitocondrial em células J774.2.

O stress oxidativo mitocondrial foi estimado recorrendo ao estudo de alterações na produção de ROS, de peróxidos lipídicos e proteicos, no metabolismo do GSH em mitocôndrios isolados de células tratadas com APAP. Foi também comparado o metabolismo mitocondrial do GSH com o metabolismo redox extra-mitocondrial. A expressão dum marcador de stress oxidativo, NF-kB bem como de marcadores de apoptose, citocromo c e a ativação da poli-(ADP) - ribose polimerase (PARP), foram estudados nas mesmas condições.

Resumo

O potencial citotóxico duma droga antipirética e analgésica, o paracetamol (APAP), foi avaliado em células de ratinho J774.2 macrófagos monócitos. A citotoxicidade do APAP foi avaliada através dos ensaios de viabilidade celular (MTT) e de apoptose.

Baseado nos ensaios de viabilidade celular e de apoptose, foram desenhados novos ensaios com doses de 1 μmol/ml e 10 μmol/ml de APAP em células J774.2. O stress mitocondrial, espécies ativas de oxigénio (ROS), glutationo mitocondrial (GSH) metabolismo, peroxidação lipídica e proteica foram medidos em células tratadas com APAP. Foi observado um aumento do stress oxidativo mitocondrial e da produção de ROS. Um decréscimo do pool de GSH mitocondrial, acompanhado por um aumento na peroxidação lipídica e proteica aparenta ser a principal causa do stress oxidativo mitocondrial. Os pool de GSH e os enzimas metabolizadores de GSH foram afetados diferencialmente nos compartimentos mitocondrial ou extramitocondrial.

O aumento da translocação nuclear de NF-kB-p65, um marcador do metabolismo redox foi também observado nas células tartadas com APAP. Acresce que se demostrou, pela primeira vez, que o enzima mitocondrial aconitase, é um alvo potencial para ROS em células J774.2, podendo ser utilizado como marcador de citotoxicidade induzida por APAP. Os resultados sugerem que a citotoxicidade induzida por APAP em macrófagos é mediada por um aumento de stress oxidativo mitocondrial e uma alteração do metabolismo redox.

Relevância para as Tecnologias da Saúde

A toxicidade de fármacos de utilização disseminada é um problema premente no mundo inteiro. Concretamente o paracetamol, é o fármaco recomendado pela OMS como analgésico e antipirético. A utilização em overdose pode ser fatal, sendo que em muitos casos só o transplante hepático pode salvar o intoxicado.

O estudo dos efeitos do paracetamol em modelos celulares, permite um desenvolvimento mais acelerado do conhecimento da bioquímica do fármaco do que esperar pela casuística clínica. Acresce que permite muito mais abordagens experimentais, apenas limitadas pelos recursos materiais e pela imaginação.

É um excelente exemplo a aplicação direta do conhecimento desenvolvido com modelos unicelulares ao ser humano.

Artigo original disponível em:

http://nwpii.com/ajbms/papers/AJBMS_2010_2_05.pdf




 

 


Alerta de Artigos das Ciências Naturais e Exatas nº24

Versão definitiva dos Horários do 2º Semestre do ano letivo 2013/2014

$
0
0
Versão definitiva dos Horários do 2º Semestre do ano letivo 2013/2014

Já se encontra disponível para consulta a versão definitiva dos horários do 2º semestre do ano letivo 2013/2014 das licenciaturas (versão de 14 de fevereiro de 2014)

Consulte a versão definitiva dos horários do 2º semestre do ano letivo 2013/2014

39ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

$
0
0
39ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Em novembro de 2013 iniciou-se uma nova edição dos Encontros com a Ciência na ESTeSL, Ciclo de Conferências, passando estes a decorrer mensalmente às quartas-feiras, das 13h00 às 14h00, no Anfiteatro da ESTeSL, alternando os conferencistas da ESTeSL com os conferencistas convidados e externos à Escola. Nesta nova edição teremos ainda o privilégio de ouvir os estudantes finalistas apresentarem os seus trabalhos de investigação.

A 39ª Conferência, quarta desta nova edição dos Encontros com a Ciência na ESTeSL, subordinada ao tema “Immunity, inflammation and rheumatic diseases:RA as a case study”foi proferida pelo Prof. Doutor João Eurico Cortez Cabral da Fonseca, do Instituto de Medicina Molecular, Centro Académico de Medicina de Lisboa e teve lugar no dia 5 de fevereiro de 2014.

 Consulte a página dos Encontros com a Ciência na ESTeSL

ESTeSL promove a ação de formação “Incluir a diversidade – Desafios e oportunidades”

$
0
0
ESTeSL promove a ação de formação “Incluir a diversidade – Desafios e oportunidades”

Teve lugar no dia 19 de fevereiro de 2014, uma acção de formação intitulada “Incluir a diversidade – Desafios e oportunidades”, destinada a todos os docentes da ESTeSL, promovida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e Diplomado.

Esta ação foi dinamizada pela Dr.ª Lília Pires, do Núcleo de Apoio ao Aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e teve em vista dar a conhecer metodologias e estratégias pedagógicas ao nível da inclusão na diversidade.

Sessão de Abertura da 1ª edição da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

$
0
0
Sessão de Abertura da 1ª edição da Pós-Graduação em  Fisioterapia na Saúde da Mulher

Teve lugar no dia 7 de fevereiro de 2014 a sessão de abertura da 1ª edição do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher, lecionado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) em associação com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF).

Os formandos da 1ª edição do referido curso de Pós-Graduação foram recebidos pelo Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, pela Fisioterapeuta Dra. Isabel de Souza Guerra, Presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e pela Fisioterapeuta Dra. Fátima Sancho, Presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia na Saúde da Mulher da APF.

Com o objetivo de integrar os formandos na comunidade académica da ESTeSL foi realizada uma apresentação da Escola e dos serviços relevantes para os apoiar no seu percurso académico; e ainda uma apresentação de informações gerais sobre o funcionamento do curso, pela Professora Teresa Tomás, Coordenadora da Comissão Coordenadora da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Esta oferta formativa, dirigida a fisioterapeutas tem em vista disponibilizar formação complementar e diferenciada na área da fisioterapia na saúde da mulher, promovendo a aquisição de conhecimentos específicos e aprofundados nas competências relacionadas com a investigação e a intervenção dos fisioterapeutas na área da saúde da mulher.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúda da Mulher.

Prestação de Serviços à Comunidade nas Comemorações do Dia Mundial do Doente Coronário

$
0
0
Prestação de Serviços à Comunidade nas Comemorações do Dia Mundial do Doente Coronário

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Doente Coronário, realizaram-se nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2014 no Centro Comercial Dolce Vita e Central Parque, em Lisboa, ações de Promoção da Saúde, dinamizadas pelos Rotary Clube de Algés/Câmara de Oeiras e Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL)

Estiveram presentes nesta ação de promoção da saúde 7 voluntários da ESTeSL, das Licenciaturas em Análises Clinicas e Saúde Pública e em Cardiopneumologia.

Durante estes dias foram realizados, pelos voluntários da ESTeSL, cerca de 88 exames/observações junto da população: 26 Avaliações dos níveis de Glicose e 27 de colesterol; 35 medições de Pressão Arterial.


Para mais informações contacte o Gabinete de Serviços à comunidade da ESTeSL – comunidade@estesl.ipl.pt

Listas de colocação em Unidades Curriculares Opcionais 2º Semestre 2013/14 (atualização)


ESTeSL assina protocolo com a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário,CRL

$
0
0
ESTeSL assina protocolo com a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário,CRL

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL assinaram no passado dia 17 de fevereiro de 2014 um protocolo de cooperação tendo em vista estreitar a colaboração entre as duas instituições em áreas de interesse comum, nomeadamente ao nível da formação, investigação e prestação de serviços à comunidade, no sector das ciências e tecnologias da saúde.

A CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente três estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo, nomeadamente, o Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, composto pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, tendo como missão desenvolver o ensino baseado na aquisição de competências, a investigação científica e tecnológica, e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a valorização profissional, social e cultural dos seus recursos humanos.

Consulte o site da CESPU em: http://www.cespu.pt/

ESTeSL acolheu o VII Seminário Temático em Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica

$
0
0
ESTeSL acolheu o VII Seminário Temático em Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), no âmbito do curso de licenciatura em Cardiopneumologia, realizou no dia 22 de fevereiro de 2014 o VII Seminário Temático em Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica, no Auditório da ESTeSL.

Este evento contou com mais de 180 participantes inscritos entre estudantes, docentes, orientadores de estágios e profissionais de saúde, tendo sido organizado pelos estudantes do 1º ano do curso de licenciatura em Cardiopneumologia, acompanhados por docentes.

O programa científico do Seminário visou abordar e explorar transversalmente, e de forma integrada, as diferentes áreas de estudo clínico da Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica nas vertentes de diagnóstico, terapêutica e reabilitação, tendo abordado grandes temáticas:

  • Inovações Aplicadas em Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica
  • Representação e Regulação do Exercício Profissional
  • Educação Clínica em Cardiopneumologia – Ponte entre o Ensino e o Exercício Profissional
  • Casos Clínicos 
  • Ética e Deontologia em Cardiopneumologia
  • Estado da Arte

O programa foi assegurado maioritariamente por comunicações dos estudantes finalistas da licenciatura em Cardiopneumologia da ESTeSL e contemplou ainda a exposição de Posters de estudantes do 1º e 4º ano da Licenciatura.

Como convidados, participaram diversos orientadores de estágio da licenciatura em Cardiopneumologia da ESTeSL, oriundos de instituições hospitalares diferentes, quer a nível da sua dimensão e também localização geográfica, tendo enriquecido o painel denominado: ”Educação Clínica em Cardiopneumologia – Ponte entre o Ensino e o Exercício Profissional”.

Igualmente convidados para este evento foram o Presidente da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), Cardiopneumologista e docente da área científica de Cardiopneumologia da ESTeSL, Dr. Pedro Almeida numa excelente conferência sobre “Representação e Regulação do Exercício Profissional”. Na conferência sobre Ética e Deontologia em Cardiopneumologia, proferida pelo Professor Doutor David Tavares, foi realizada uma análise sobre o atual código de ética da profissão de Cardiopneumologista aprovado em 2006 pela APTEC.

No final do dia, tiveram lugar momentos musicais dinamizados pelos estudantes do 1º e do 3º ano e ainda a exibição de um vídeo produzido pelos estudantes do 2º ano, tendo sido dedicado aos estudantes finalistas da Licenciatura.

Lista Final de Admissão a Unidades Curriculares Isoladas 2º Semestre - 1ª Fase 2013/14

Lista Provisória de Admissão a Unidades Curriculares Isoladas 2º Semestre, 2ª Fase 2013/14

Ações de sensibilização sobre comportamentos aditivos e de risco

$
0
0
Ações de sensibilização sobre comportamentos aditivos e de risco

A licenciatura em Medicina Nuclear (MN) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu nos dias 5 e 12 de fevereiro de 2014, na Escola Secundária da Portela e na Escola Secundária de S. João da Talha, respetivamente, ações de sensibilização sobre os comportamentos aditivos e de risco intitulada “Medicina Nuclear: Cérebro, Emoção e Dependências”, dirigida a estudantes do 12º ano.

Esta iniciativa teve em vista sensibilizar os estudantes do ensino secundário para comportamentos de risco, de dependência, comportamentos sexuais e emocionais de risco; sobre as numerosas patologias cerebrais e a utilização abusiva de anti-depressivos; e ainda motivar os estudantes para o estudo da biologia e do corpo humano.

Viewing all 1085 articles
Browse latest View live